O Visível nas Produções Científicas sobre Inclusão Escolar de Cegos
Resumo
O presente texto constitui-se em uma revisão sistemática de algumas considerações sobre os principais fatores discutidos na atualidade sobre ensino de Geografia na inclusão de estudantes cegos. A investigação ocorreu nas produções das principais revistas científicas brasileiras da área, com Qualis A e B. A inclusão escolar é um fenômeno que ainda demanda estudos e pesquisas, de modo que as abordagens evidenciam as principais dificuldades, perspectivas e avanços no processo de ensino e aprendizagem das pessoas cegas. A questão principal é saber quais são as evidências que orientam educadores e demais envolvidos na condução do processo inclusivo do estudante cego na escola, nos últimos anos, existem evidências que priorizam a condução pedagógica do estudante cego na escola. Mas, ainda está distante do que é necessário para que se efetive a construção do conhecimento geográfico para esses sujeitos. A condução metodológica se caracteriza pela revisão bibliográfica, realizada com levantamento e descrição de dados e informações nos periódicos, pelos artigos com viés na inclusão educacional e abordagem especificamente sobre cegos. Fizeram parte do corpus de estudo 19 revistas e 43 artigos.
Palavras-Chave: Cartografia tátil; Ensino de Geografia; Inclusão.
Abstract
This text addresses some considerations about the main factors currently discussed about teaching Geography in the inclusion of blind students. The investigation took place in the productions of the main Brazilian scientific magazines in the area, with Qualis A and B. School inclusion is a phenomenon that still demands studies and research, so that the approaches highlight the main difficulties, perspectives and advances in the teaching process and learning for blind people. The main question is to know what certainties guide educators and others involved in conducting the inclusive educational process. In recent years, there is evidence that prioritizes the pedagogical guidance of blind students at school. However, it is still far from what is necessary for the construction of geographic knowledge for these subjects to take place. The methodological approach is characterized by bibliographical research, carried out by collecting data and information from journals, by articles with a bias towards educational inclusion and a specific approach to blind people. The study corpus included 19 magazines and 43 articles.
Keywords: Tactile cartography; Teaching Geography; Inclusion
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