Estágio Supervisionado como Instrumento Formativo para o Professor de Geografia
concepções e práticas pedagógicas para a formação docente
Resumo
O processo de estágio na formação docente transcende aos conceitos e percepções de práticas aplicadas ou verificações de teorias. Ele busca em questão uma compreensão cognitiva do aluno/estagiário em enxergar o real espaço de atuação profissional. Logo, o estágio para a atuação docente deve ser encarado como uma forma de renovação dos sujeitos atuantes em suas identidades e papéis na profissão, pois é um meio para a aplicabilidade dos conhecimentos teórico-práticos da docência, bem como para a construção do saber geográfico na ação e transformação do espaço. Diante da correlação entre o estágio e a formação do professor, o trabalho tem o objetivo de apresentar reflexões e práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do Estágio Supervisionado, através do uso de atividades didáticas para construção do entendimento geoespacial dos alunos do 6° ano do Ensino Fundamentallém de promover um debate de integração entre esse processo formativo da docência com a formação profissional. Para tanto, foi realizada pesquisas bibliográficas e intervenções escolares na turma do 6° ano em uma escola pública da rede municipal de ensino. Durante as intervenções, foi possível trabalhar a formação cognitiva e crítica dos alunos através da linguagem cartográfica, como também a leitura de mundo e como eles enxergam o espaço em que vivem.
Palavras-chaves: Formação docente, Professor de geografia, Ensino-aprendizado
Abstract
The internship process in teacher training transcends the concepts and perceptions of applied practices or verification of theories. It seeks to provide the student/intern with a cognitive understanding of the real space for professional action. Therefore, the internship for teaching practice must be seen as a way of renewing the subjects acting in their identities and roles in the profession, as it is a means for the applicability of theoretical and practical knowledge of teaching, as well as for the construction of geographical knowledge in the action and transformation of space. Given the correlation between the internship and teacher training, the work aims to present reflections and pedagogical practices developed throughout the Supervised Internship, through the use of didactic activities to build the geospatial understanding of students in the 6th year of elementary school (Final Years), in addition to promoting a debate on integration between this formative process of teaching and professional training. To this end, bibliographical research and school interventions were carried out in the 6th grade class at a public school in the municipal education network. During the interventions, it was possible to work on the cognitive and critical training of students through cartographic language, as well as their reading of the world and how they see the space in which they live.
Key words: Teacher training, Geography teacher, Teaching-learning
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