Perfil de Professores que Atuam nas Licenciaturas em Geografia dos Institutos Federais (IF)
Resumo
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) foram criados em 2008 e devem, por lei, designar 20% de suas vagas para a formação de professores. Neste ínterim, licenciaturas surgiram em diversos Campi, dentre elas, até o ano de 2024, 19 voltadas à formação de profissionais para o trabalho docente na disciplina de Geografia. Assim sendo, esta pesquisa procurou compreender o perfil de professores que atuam como formadores dentro de tais licenciaturas, buscando desvelar o desenho do formato básico de oferecimento desses cursos na RFEPT a partir dos quadros de servidores docentes em cada Campus, considerando os espaços destinados à Geografia Física, à Geografia Humana e demais formações. Para isso, levantaram-se dados nos PPC das licenciaturas em Geografia nos IF do Brasil, sistematizando as informações em quadros, gráficos e mapas, promovendo, ao fim, uma discussão a partir de três elementos balizadores: a) interdisciplinaridade; b) perfil dos departamentos nos IF; c) Otimização do trabalho docente. Conclui-se que há um predomínio de formadores com graduações e especialidades em outras áreas do conhecimento, a Geografia Física possui a menor inserção em termos de especialização docente, os cursos apresentam números importantes de profissionais com formação stricto sensu e há uma necessidade de definição dos parâmetros sobre a interdisciplinaridade.
Palavras-chaves: Educação Profissional e Tecnológica; Formação inicial; Formação de professores
Abstract
The Federal Institutes of Education, Science, and Technology (IF) were established in 2008 and are legally required to allocate 20% of their spots to teacher education programs. In this context, various teaching degree programs have emerged across different campuses, including 19 focused on training professionals for teaching Geography. This research aimed to shed light on the profile of educators working as instructors in these programs, seeking to uncover the structure and basic design of these courses within the so-called RFEPT, based on faculty composition and considering areas dedicated to Physical and Human Geography. To achieve this, data were collected from the curricular guidelines (PPC) of Geography teaching programs at Federal Institutes across Brazil, organizing the information into charts, graphs, and maps. The study concluded that there is a predominance of educators with degrees and specializations in other fields of knowledge, Physical Geography has the lowest representation in terms of teaching specialization, and the programs have a high level of faculty with advanced degrees (stricto sensu).
Keywords: Professional and Technological Education; Initial training; Teacher training
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.