Perfil de Professores que Atuam nas Licenciaturas em Geografia dos Institutos Federais (IF)

Autores

  • João Vitor Gobis Verges IFSP - Campinas
  • Emerson Galvani USP

Resumo

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) foram criados em 2008 e devem, por lei, designar 20% de suas vagas para a formação de professores. Neste ínterim, licenciaturas surgiram em diversos Campi, dentre elas, até o ano de 2024, 19 voltadas à formação de profissionais para o trabalho docente na disciplina de Geografia. Assim sendo, esta pesquisa procurou compreender o perfil de professores que atuam como formadores dentro de tais licenciaturas, buscando desvelar o desenho do formato básico de oferecimento desses cursos na RFEPT a partir dos quadros de servidores docentes em cada Campus, considerando os espaços destinados à Geografia Física, à Geografia Humana e demais formações. Para isso, levantaram-se dados nos PPC das licenciaturas em Geografia nos IF do Brasil, sistematizando as informações em quadros, gráficos e mapas, promovendo, ao fim, uma discussão a partir de três elementos balizadores: a) interdisciplinaridade; b) perfil dos departamentos nos IF; c) Otimização do trabalho docente. Conclui-se que há um predomínio de formadores com graduações e especialidades em outras áreas do conhecimento, a Geografia Física possui a menor inserção em termos de especialização docente, os cursos apresentam números importantes de profissionais com formação stricto sensu e há uma necessidade de definição dos parâmetros sobre a interdisciplinaridade. 

Palavras-chaves: Educação Profissional e Tecnológica; Formação inicial; Formação de professores

 

Abstract

The Federal Institutes of Education, Science, and Technology (IF) were established in 2008 and are legally required to allocate 20% of their spots to teacher education programs. In this context, various teaching degree programs have emerged across different campuses, including 19 focused on training professionals for teaching Geography. This research aimed to shed light on the profile of educators working as instructors in these programs, seeking to uncover the structure and basic design of these courses within the so-called RFEPT, based on faculty composition and considering areas dedicated to Physical and Human Geography. To achieve this, data were collected from the curricular guidelines (PPC) of Geography teaching programs at Federal Institutes across Brazil, organizing the information into charts, graphs, and maps. The study concluded that there is a predominance of educators with degrees and specializations in other fields of knowledge, Physical Geography has the lowest representation in terms of teaching specialization, and the programs have a high level of faculty with advanced degrees (stricto sensu).

Keywords: Professional and Technological Education; Initial training; Teacher training

 

Biografia do Autor

Emerson Galvani, USP

merson Galvani concluiu o doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) [Botucatu] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 2001. Mestre em Agrometeorologia pela ESALQ/USP em 1995. Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Publicou 135 artigos em periódicos especializados e 251 trabalhos em anais de eventos. Possui 55 capítulos de livros publicados e 04 livros organizados. Atualmente coordena 4 projetos de pesquisa. Atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, Climatologia e Microclimatologia. Em suas atividades profissionais interagiu com 72 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: microclima, balanço de energia, atributos climáticos, microclima de ambientes específicos. Bolsista de pesquisa e produtividade do CNPq (1D). Presidente da Associação Brasileira de Climatologia - ABCLIMA (gestão 2008 - 2010). Coordenador do programa de Pós-Graduação em Geografia Física - Universidade de São Paulo (2007 a 2011). Vice-presidente da Comissão de Pós-graduação da FFLCH/USP (2009 a 2011). Editor da Revista do Departamento de Geografia da USP a partir de março de 2011 até outubro de 2015. Membro da comissão de avaliação da CAPES na área de Geografia (triênio 2011 a 2013). Coordenador do Curso de Geografia (2015 até 2019). Editor Chefe da Revista Brasileira de Climatologia (outubro de 2016 atual) e Editor Associado da Revista GeoUSP (julho de 2016 até 2018). Vice-Presidente da Comissão de Graduação da FFLCH (Junho de 2017 atual). Orientador da Tese vencedora do prêmio ANPEGE. Pai da Madalena em 09/12/2014. Representante da área de Geografia junto ao CNPq (3/7/2020 atual). E-mail: egalvani@usp.br 

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Publicado

2025-12-17