O Youtube como Ferramenta pedagógica na Construção do Conhecimento Geogr´´afico

Authors

  • Idolgy Ribeiro dos Santos Mabunda, Dr Universidade Save
  • Abrão Cumaio, dr Escola Secundaria de Maciene
  • Npaicua Magona Sande, Dra Universidade Eduardo Mondlane

Abstract

Neste trabalho procuramos compreender o contributo do youtube como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento geográfico em Geografia Física. Nas escolas moçambicanas há pouca exploração deste site no ensino da Geografia Física, se calhar motivadas pelas condições que garantem a gestão do seu funcionamento ou pela insuficiência do conhecimento do seu potencial na construção do conhecimento geográfico. O percurso metodológico desta análise baseou-se em pesquisa qualitativa, levantamento bibliográfico e entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados. Constatou-se que o youtube apresenta-se, como uma ferramenta pedagógica rica em informações e recursos audiovisuais que são de grande utilidade no ensino da Geografia Física. Entretanto, na seleção dos materiais audiovisuais, o professor deve ter em consideração os objetivos de aprendizagem a concretizar, bem como sua adequação relativamente à faixa etária e ao nível linguístico dos aprendentes. No âmbito das escolas, o uso do youtube depende de condições de suporte técnico, com destaque para a cobertura da rede de internet. Observou-se que, quando utilizada esta ferramenta pedagógica, é comum recorrer-se aos telefones dos alunos. Por isso, os professores propõem a oficialização do uso do telefone nas escolas, enquanto apetrecham as salas de informática.

Palavras-Chave: Youtube, Ferramenta Pedagógica, Conhecimento Geográfico, Geografia Física

 

Abstract

This work sought to understand the contributions of youtube as a pedagogical tool in the construction of geographical knowledge in Physical Geography. In Mozambican schools limited exploration of this site in the teaching of Physical Geography is made, perhaps motivated by the conditions that guarantee the management of its operation or by the less knowledge about its potential in the construction of geographical knowledge. The methodological path of this analysis was based on qualitative research, bibliographic survey and semi-structured interview as a data collection technique. It was found that youtube presents itself as a pedagogical tool rich in information and audiovisual resources that are of great use in teaching of Physical Geography. However, in the selection of audiovisual materials, teachers must take into account the learning objectives to be achieved, as well as their suitability in relation to the age group and linguistic level of the learners. In the context of schools, the use of YouTube depends on technical support conditions, with emphasis on internet network coverage. It was observed that, when using this pedagogical tool, it is useful the option for students' mobiles. Therefore, teachers propose to turn official in schools the mobiles use, while equipping computer specialized rooms.

Keywords: Youtube, pedagogical tool, geographic knowledge, physical geography

Published

2025-12-17