Cartografia Escolar Inclusiva e Área de Proteção Ambiental no Contexto da Deficiência Intelectual

Authors

  • Tuane Telles Rodrigues Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul

Abstract

A inclusão escolar é um dos princípios fundamentais na construção de uma educação democrática, exigindo práticas pedagógicas adaptadas às necessidades estudantis. Nesse contexto, a Geografia destaca-se por sua capacidade de abordar simultaneamente temas como cartografia escolar inclusiva e proteção ambiental, promovendo tanto o entendimento do espaço geográfico quanto a reflexão sobre a relação entre sociedade e meio ambiente. Este artigo apresenta uma das diversas atividades desenvolvidas ao longo de 2024 com três estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Santa Cruz do Sul/RS, todos com deficiência intelectual — um com Síndrome de Noonan, outro com Síndrome de Williams e o terceiro com transtorno de oposição desafiante. A atividade teve como objetivos principais: a) desenvolver a compreensão de elementos cartográficos básicos, como título, legenda, escala e cores, utilizando o mapa da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca; b) promover a conscientização sobre a importância da preservação dos ecossistemas marinhos; c) adaptar estratégias inclusivas que respeitassem as necessidades individuais dos estudantes, garantindo sua participação ativa. A atividade foi realizada ao longo de quatro aulas planejadas para atender às demandas específicas do grupo. Os resultados demonstraram que, por meio de metodologias adaptadas e com o apoio adequado, os estudantes puderam compreender parte dos elementos fundamentais dos mapas e refletir sobre a proteção ambiental.

Palavras-chave: Cartografia escolar inclusiva; Área de Proteção Ambiental; deficiência intelectual; inclusão escolar; ensino de Geografia

 

Abstract

School inclusion is one of the fundamental principles in building a democratic education, requiring pedagogical practices adapted to students’ specific needs. In this context, Geography stands out for its ability to simultaneously address topics such as inclusive school cartography and environmental protection, promoting both the understanding of geographical space and reflection on the relationship between society and the environment. This article presents one of several activities carried out throughout 2024 with three 8th-grade students from a municipal school in Santa Cruz do Sul/RS, all with intellectual disabilities — one with Noonan syndrome, another with Williams syndrome, and the third with oppositional defiant disorder. The activity had three main objectives: (a) to develop an understanding of basic cartographic elements, such as title, legend, scale, and colors, using the map of the Baleia Franca Environmental Protection Area (APA); (b) to promote awareness of the importance of preserving marine ecosystems; and (c) to adapt inclusive strategies that respected the individual needs of the students, ensuring their active participation. The activity was conducted over four lessons, planned to meet the specific demands of the group. The results demonstrated that, through adapted methodologies and adequate support, the students were able to comprehend key elements of maps and reflect on environmental protection.

Keywords: Inclusive School Cartography; Environmental Protection Area; Intellectual Disability; School Inclusion; Geography Teaching

Published

2025-12-17