O Uso de Mapas Táteis Temáticos no Desenvolvimento do Raciocínio Geográfico em Estudantes com Deficiência Visual
Resumen
O artigo apresenta alguns resultados iniciais da utilização de mapas táteis temáticos como material pedagógico para auxiliar no desenvolvimento do raciocínio geográfico em estudantes com deficiência visual. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e com objetivo descritivo, envolvendo levantamento bibliográfico e possuindo um formato de pesquisa participante e prática, desenvolvida a partir de atividades em sala de aula que proporcionaram uma interação entre o pesquisador e os membros das situações investigadas. Partindo de uma leitura e análise correlacionada entre mapas táteis e conteúdos geográficos estudados em sala, os estudantes apresentaram questões/problemas cuja abordagem e discussão são consideradas relevantes para eles. Os resultados parciais apontam até agora que é possível aos estudantes com deficiência visual, através do uso de mapas táteis temáticos relacionados com os conteúdos de sala de aula, pensarem espacialmente alguns assuntos e problemas regionais e territoriais.
Palavras-chaves: Inclusão; Deficiência Visual; Mapas Táteis; Raciocínio Geográfico
Abstract
The article presents some initial results of the use of thematic tactile maps as pedagogical material to assist in the development of geographic reasoning in students with visual impairment. Methodologically it is a research with a qualitative approach, of an applied nature and with a descriptive objective, involving a bibliographic survey and having a participatory and practical research format, developed from classroom activities that provided an interaction between the researcher and the members of the situations investigated. Starting from a reading and correlated analysis between tactile maps and geographic contents studied in class, the students presented questions/problems whose approach and discussion are considered relevant to them. The partial results so far indicate that it is possible for students with visual impairment, through the use of thematic tactile maps related to classroom contents, they can spatially think about some regional and territorial issues and problems.
Keywords: Inclusion; Visual Impairment; Tactile Maps; Geographical Reasoning
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