A Utilização do Jogo Cities Skylines no Ensino Fundamental: contribuições para a Geografia urbana escolar
Resumen
Neste trabalho analisa-se a utilização do Jogo Cities Skylines como ferramenta pedagógica para o ensino de Geografia da oitava série do Ensino Fundamental no espaço escolar. Planejou-se a oficina com delimitação de tema e a preparação de recursos como computadores, internet e materiais didáticos. Aplicaram-se dois questionários, um inicial para levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre Urbanismo e outro, final, para avaliação dos resultados da experiência. A oficina foi aberta com uma aula de contextualização sobre o que são conceitos urbanos por meio de utilização de slides. Na sequência, os alunos, organizados em grupos, exploraram o jogo, aprendendo sobre suas funcionalidades e criando cidades virtuais do zero. Concluídas as cidades, os alunos produziram cartazes com informações mais detalhadas acerca do resultado obtido para expô-los na escola, para a comunidade. A pesquisa final mostrou que os alunos consideraram o Cities Skylines como uma proposta educativa e atrativa para aprender Geografia Urbana, pois simulou desafios reais que o planejamento urbano apresenta. No entanto, também se apontou que o custo do jogo pode torná-lo pouco acessível, devendo os recursos disponíveis permitirem que as tecnologias sejam aplicadas em modalidades gratuitas ou subsidiadas para que a metodologia alcance um número maior de alunos. Conclui-se, assim, que o uso de tecnologias, tais como o Jogo Cities Skylines, além de estratégias pedagógicas bem estruturadas, pode compor um reforço ao ensino de Geografia e contribuir para a formação cidadã no aluno.
Palavras-chave: Geografia urbana, Cities Skylines, Jogos digitais, Gestão de cidades, Educação
Abstract
In this work the use of the game Cities: Skylines is analyzed as a pedagogical tool for teaching Geography to eighth grade middle school students in a school setting. A workshop was planned, including the selection of a theme and the preparation of resources such as computers, internet access, and educational materials. Two questionnaires were applied: an initial one to assess students' prior knowledge about Urbanism, and a final one to evaluate the outcomes of the experience. The workshop began with a contextualization class introducing urban concepts through the use of slides. Then, students, organized into groups, explored the game, learning its functionalities and creating virtual cities from scratch. Upon completing their cities, students produced posters with detailed information about their results to present them at the school for the community. The final research showed that students regarded Cities: Skylines as an educational and engaging proposal for learning Urban Geography, as it simulated real challenges of urban planning. However, it was also pointed out that the game’s cost could make it less accessible, highlighting the need for resources that enable the use of free or subsidized technologies to ensure the methodology reaches a greater number of students. In conclusion, the use of technologies such as Cities: Skylines, combined with well-structured pedagogical strategies, can reinforce Geography teaching and contribute to students' civic education.
Keywords: Urban Geography, Cities: Skylines, Digital Games, City Management, Education
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.