Os Jogos Eletrônicos como Recurso Metodológico no Ensino de Geografia
Resumen
Uma maneira de propor a discussão sobre o benefício de utilizar novas ferramentas como a Gamificação no processo de ensino e aprendizagem é a partir da análise de forma prática, observando as técnicas, os processos e os sujeitos envolvidos. Este estudo baseia-se na relevância de analisar a utilização dessa estratégia de ensino, a Gamificação, bem como compreender de que maneira os games podem contribuir para o ensino de Geografia. o objetivo do estudo é analisar o uso dos jogos eletrônicos como recurso metodológico no ensino de geografia e como pode contribuir no ensino-aprendizagem dos estudantes. Tem como métodos uma revisão de literatura, explicativa com abordagem qualitativa, quantitativa e uma pesquisa de campo, onde foi utilizada fontes secundárias referentes à temática em questão. A pesquisa se deu na Unidade Integrada Nossa Senhora dos Remédios é uma escola pública municipal localizada na Rua Bela Vista s/n, bairro Castelo Branco em Caxias, MA. Os participantes da pesquisa são os alunos do 9º ano do ensino fundamental com a idade de 14 a 15 anos. Os dados indicaram que cerca de 75% dos alunos utilizam tecnologias como PC, smartphones ou videogames para jogar com frequência, enquanto aproximadamente 27% não utilizam esses aparelhos com regularidade e cerca de 8% não responderam ao questionário. Os resultados obtidos confirmam a hipótese de que a incorporação de jogos digitais no ambiente escolar pode oferecer uma abordagem inovadora e eficaz para o ensino de conceitos geográficos complexos.
Palavras-chave: Gamificação; Educação Básica; Práticas Educativas
Abstract
One way to propose a discussion about the benefits of using new tools like Gamification in the teaching and learning process is through practical analysis, observing the techniques, processes, and subjects involved. This study is based on the relevance of analyzing the use of this teaching strategy, Gamification, as well as understanding how games can contribute to the teaching of Geography. The objective of the study is to analyze the use of electronic games as a methodological resource in teaching geography and how it can contribute to student learning. The methods employed include a literature review, an explanatory approach with qualitative and quantitative methods, and field research, using secondary sources related to the topic. The research took place at the Nossa Senhora dos Remédios Integrated Unit, a municipal public school located on Rua Bela Vista s/n, Castelo Branco neighborhood in Caxias, MA. The research participants are 9th-grade students aged 14 to 15 years old. The data indicated that approximately 75% of students frequently use technologies such as PCs, smartphones, or video games to play games, while approximately 27% do not use these devices regularly, and about 8% did not respond to the questionnaire. The results obtained confirm the hypothesis that incorporating digital games into the school environment can offer an innovative and effective approach to teaching complex geographical concepts.
Keywords: Gamification; Basic Education; Educational Practices
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.