Uma Geografia Escolar Curricularizada e Pautada em Conceitos: uma análise entre a implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Resumen
O presente artigo, se objetiva num estudo referente as mudanças ocorridas no ensino de geografia durante a segunda metade do século XX até os dias atuais. Estas mudanças foram motivadas tanto pelo desenvolvimento da geografia acadêmica do país, com o rompimento as concepções tradicionais da geografia (sobretudo a francesa) e o surgimento de novas correntes teórico-metodológicas, em especial a Geografia Teorética (ou Pragmática ou Quantitativa) e a Geografia Radical (ou Crítica ou Marxista), como pelas políticas pós-redemocratização que balizaram o ensino por meio do advento da LDBEN (Lei nº 9394/1996) permitindo a curricularização dos componentes curriculares no ensino básico, desde a criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) instituídos em 1998 até a criação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) homologada em 2018. Desta forma, o artigo pretende discutir como foi esta trajetória e quais foram as influências das correntes geográficas deste período na formulação destes documentos, fazendo uma análise mais profunda do espaço geográfico enquanto conceito-chave e objeto de estudo da geografia e de seus conceitos geográficos operacionais (paisagem, região, território, lugar) e complementares (sociedade, natureza, ambiente) na construção do pensamento espacial e do raciocínio geográfico em sala de aula pelas diretrizes curriculares atuais.
Palavras-chave: Ensino de Geografia, Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular
Abstract
This article aims to study the changes that occurred in the teaching of geography during the second half of the 20th century until the present day. These changes were motivated both by the development of the country's academic geography, with the rupture of traditional conceptions of geography (especially the French one) and the emergence of new theoretical-methodological currents, especially Theoretical Geography (or Pragmatic or Quantitative) and Radical Geography (or Critical or Marxist), as well as by the post-redemocratization policies that guided teaching through the advent of the LDBEN (Law No. 9394/1996), allowing the curricularization of curricular components in basic education, from the creation of the National Curricular Parameters (PCN) instituted in 1998 to the creation of the National Common Curricular Base (BNCC) approved in 2018. Thus, the article aims to discuss how this trajectory was and what were the influences of the geographical currents of this period in the formulation of these documents, making a deeper analysis of the geographical space as a key concept and object of study of geography and its operational geographical concepts (landscape, region, territory, place) and complementary (society, nature, environment) in the construction of spatial thinking and geographic reasoning in the classroom according to current curricular guidelines.
Key words: Teaching of Geography, National Curricular Parameters, Common National Curricular Base
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