O Bioma Cerrado em Sala de Aula: desafios e possibilidades para a aprendizagem significativa

Auteurs

Résumé

O artigo averigua o processo de ensino e aprendizagem a respeito do bioma Cerrado no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) de Aragarças (Goiás), a partir da verificação dos materiais didáticos, das práticas didático-pedagógicas empenhadas pelos professores e do conhecimento prévio e percepção dos estudantes. A pesquisa se baseou na análise documental do livro "Expedições Geográficas” (ADAS; ADAS, 2018), além da realização de entrevistas com professores e aplicação de questionários aos estudantes, buscando avaliar a abordagem do tema no contexto das aulas de Geografia no 7º ano do Ensino Fundamental. Os resultados mostram que o livro didático trata o Cerrado de maneira superficial, dificultando a formação de uma visão ampla e crítica sobre o bioma. Todavia, observa-se que os professores buscam prover um aprendizado significativo mediante práticas contextualizadas, com uso de diferentes recursos e espaços nas imediações da escola, para enriquecer as aulas e conectar os estudantes ao tema, a partir da situação geográfica. Conclui-se que, para alcançar uma aprendizagem significativa a respeito do bioma Cerrado, é fundamental integrar o tema de forma mais efetiva no currículo escolar, o que exige tanto a reformulação dos materiais didáticos quanto a garantia de emprego de estratégias pedagógicas interdisciplinares e contextualizadas, que favoreçam o desenvolvimento da consciência ambiental e da cidadania crítica dos estudantes.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Práticas pedagógicas, Geografia Escolar

 

Abstract

The article investigates the teaching and learning process concerning the Cerrado biome at the Center for Youth and Adult Education (CEJA) in Aragarças (Goiás). It examines teaching materials, the didactic-pedagogical practices employed by teachers, and the prior knowledge and perceptions of students. The research was based on a documental analysis of the book "Expedições Geográficas" (ADAS; ADAS, 2018), as well as interviews with teachers and questionnaires administered to students, aiming to assess the topic's approach within the context of Geography classes for the 7th grade of Elementary School. The results show that the textbook addresses the Cerrado in a superficial manner, hindering the development of a broad and critical understanding of the biome. However, it was observed that teachers provide opportunities for meaningful learning through contextualized practices, using various resources and spaces in the school's surroundings to enrich lessons and connect students to the topic based on the geographical context. It is concluded that achieving meaningful learning about the Cerrado biome requires integrating the theme more effectively into the school curriculum, which demands both a revision of teaching materials and the implementation of interdisciplinary and contextualized pedagogical strategies that promote the development of environmental awareness and critical citizenship among students.                                                                                                                                                      

Key words: Environmental Education, Pedagogical Practices, School Geography

Bibliographies de l'auteur

Ivony Rosa de Oliveira Vilela, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás em 2002, possui Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco e está realizando o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Estadual de Goiás, no Campus Cora Coralina. Atualmente, é professora na Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso e na Secretaria Estadual de Educação de Goiás.

 

Diego Tarley Ferreira Nascimento, Universidade Federal de Goiás

Possui Graduação (2009), Mestrado (2011) e Doutorado (2016) em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência profissional como consultor ambiental e docente de ensino superior, tendo atuado como consultor em geoprocessamento na Petrobrás e em Furnas Centrais Elétricas e docente na Faculdade Católica de Anápolis, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e na Universidade Estadual de Goiás (UEG - Câmpus Iporá). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de Goiás, atuando na área de Geografia Física e Geomática, com ênfase em Cartografia, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Climatologia. Também é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás (Mestrado e Doutorado) e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Cora Coralina (Mestrado). É bolsista produtividade em pesquisa pelo CNPQ (PQ-2). 

Téléchargements

Publiée

2025-12-17