Prática Docente do Professor de Geografia no Ensino Especial

Authors

  • Johnny Trindade de Assis SEDUC-TO
  • Poliana Alves de Oliveira SEDUC-TO
  • Orimar Souza Santana Sobrinho SEDUC-TO

Abstract

O artigo analisa as práticas docentes e os desafios no ensino de Geografia na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Palmas, com ênfase nas metodologias aplicadas para estudantes com deficiências. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseou-se em observações participantes e questionários aplicados aos professores, permitindo uma compreensão aprofundada das práticas pedagógicas no contexto da educação especial. Os resultados destacam a relevância de práticas pedagógicas inclusivas, o uso de metodologias diversificadas e a formação continuada dos docentes como fatores essenciais para o sucesso da inclusão no ensino de Geografia. Também foram identificados desafios relacionados à falta de recursos didáticos adaptados e à necessidade de maior capacitação docente. A análise das práticas revelou estratégias eficazes para a adaptação do conteúdo curricular, promovendo um ensino mais acessível e alinhado às necessidades dos estudantes. Este estudo contribui para o debate sobre a inclusão escolar e a melhoria da formação docente na educação especial.

Palavras-chave: Educação Especial, Geografia, APAE, Formação Docente

 

Abstract

The article analyzes teaching practices and challenges in teaching Geography at the Association of Parents and Friends of the Exceptional – APAE de Palmas, with an emphasis on methodologies applied to students with disabilities. The research, with a qualitative approach, was based on participant observations and questionnaires applied to teachers, allowing an in-depth understanding of pedagogical practices in the context of special education. The results highlight the relevance of inclusive pedagogical practices, the use of diverse methodologies and the continued training of teachers as essential factors for the success of inclusion in Geography teaching. Challenges related to the lack of adapted teaching resources and the need for greater teacher training were also identified. The analysis of practices revealed effective strategies for adapting curricular content, promoting more accessible teaching and aligned with students' needs. This study contributes to the debate on school inclusion and improving teacher training in special education.

Key words: Special Education, Geography, APAE, Teacher Training

Published

2025-12-17