Prática Docente do Professor de Geografia no Ensino Especial
Resumen
O artigo analisa as práticas docentes e os desafios no ensino de Geografia na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Palmas, com ênfase nas metodologias aplicadas para estudantes com deficiências. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseou-se em observações participantes e questionários aplicados aos professores, permitindo uma compreensão aprofundada das práticas pedagógicas no contexto da educação especial. Os resultados destacam a relevância de práticas pedagógicas inclusivas, o uso de metodologias diversificadas e a formação continuada dos docentes como fatores essenciais para o sucesso da inclusão no ensino de Geografia. Também foram identificados desafios relacionados à falta de recursos didáticos adaptados e à necessidade de maior capacitação docente. A análise das práticas revelou estratégias eficazes para a adaptação do conteúdo curricular, promovendo um ensino mais acessível e alinhado às necessidades dos estudantes. Este estudo contribui para o debate sobre a inclusão escolar e a melhoria da formação docente na educação especial.
Palavras-chave: Educação Especial, Geografia, APAE, Formação Docente
Abstract
The article analyzes teaching practices and challenges in teaching Geography at the Association of Parents and Friends of the Exceptional – APAE de Palmas, with an emphasis on methodologies applied to students with disabilities. The research, with a qualitative approach, was based on participant observations and questionnaires applied to teachers, allowing an in-depth understanding of pedagogical practices in the context of special education. The results highlight the relevance of inclusive pedagogical practices, the use of diverse methodologies and the continued training of teachers as essential factors for the success of inclusion in Geography teaching. Challenges related to the lack of adapted teaching resources and the need for greater teacher training were also identified. The analysis of practices revealed effective strategies for adapting curricular content, promoting more accessible teaching and aligned with students' needs. This study contributes to the debate on school inclusion and improving teacher training in special education.
Key words: Special Education, Geography, APAE, Teacher Training
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.