Recursos Didáticos Inclusivos na Educação Geográfica: a utilização de pirâmides etárias táteis no Ensino Médio
Abstract
O trabalho propõe discutir a importância dos recursos didáticos inclusivos a partir da construção de pirâmides etárias táteis com estudantes da terceira série do Ensino Médio da Escola Estadual Aníbal Nunes Pires, localizada no bairro Capoeiras, município de Florianópolis, SC. Além disso, aborda a importância dos recursos didáticos inclusivos adotados como estratégia para democratizar o acesso ao conhecimento por todos os estudantes. Parte-se da premissa de que a educação deve ser acessível a todos, conforme estabelece o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, que combina revisão bibliográfica com relato de experiência. Os resultados indicam que a construção colaborativa desses recursos contribuiu não apenas para a assimilação dos conceitos demográficos, mas também para a conscientização quanto à importância da acessibilidade em sala de aula. O estudo revelou desafios de ordem material e metodológica, ressaltando a necessidade de elaboração e integração sistemática de recursos didáticos inclusivos no ambiente escolar.
Palavras-chave: Recursos Didáticos Inclusivos; Pirâmides Etárias Táteis; Educação Geográfica; Educação Inclusiva
Abstract
This study aims to discuss the importance of inclusive educational resources through the construction of tactile population pyramids with students in the third year of high school at Escola Estadual Aníbal Nunes Pires, located in the Capoeiras neighborhood, Florianópolis, SC. Furthermore, it addresses the importance of adopting inclusive educational resources as a strategy to democratize access to knowledge for all students. It is based on the premise that education should be accessible to everyone, as established by the Statute of Persons with Disabilities (Law No. 13,146/2015). This is a qualitative study that combines a literature review with an experiential report. The results indicate that the collaborative construction of these resources contributed not only to the assimilation of demographic concepts but also to raising awareness about the importance of accessibility in the classroom. The study revealed material and methodological challenges, highlighting the need for the systematic development and integration of inclusive educational resources in the school environment.
Key Words: Inclusive Educational Resources; Tactile Population Pyramids; Geographic Education; Inclusive Education
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação Geográfica em Foco, o autor concorda com os seguintes termos:
1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da EGF.
3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da EGF, para a divulgação do trabalho por outros meios, desde que feita a citação completa da publicação original.
4. O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.
* A EGF é um periódico de acesso aberto, concedendo, por isso, o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.