Recursos Didáticos Inclusivos na Educação Geográfica: a utilização de pirâmides etárias táteis no Ensino Médio

Autores/as

Resumen

O trabalho propõe discutir a importância dos recursos didáticos inclusivos a partir da construção de pirâmides etárias táteis com estudantes da terceira série do Ensino Médio da Escola Estadual Aníbal Nunes Pires, localizada no bairro Capoeiras, município de Florianópolis, SC. Além disso, aborda a importância dos recursos didáticos inclusivos adotados como estratégia para democratizar o acesso ao conhecimento por todos os estudantes. Parte-se da premissa de que a educação deve ser acessível a todos, conforme estabelece o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, que combina revisão bibliográfica com relato de experiência. Os resultados indicam que a construção colaborativa desses recursos contribuiu não apenas para a assimilação dos conceitos demográficos, mas também para a conscientização quanto à importância da acessibilidade em sala de aula. O estudo revelou desafios de ordem material e metodológica, ressaltando a necessidade de elaboração e integração sistemática de recursos didáticos inclusivos no ambiente escolar.

Palavras-chave: Recursos Didáticos Inclusivos; Pirâmides Etárias Táteis; Educação Geográfica; Educação Inclusiva

 

Abstract

This study aims to discuss the importance of inclusive educational resources through the construction of tactile population pyramids with students in the third year of high school at Escola Estadual Aníbal Nunes Pires, located in the Capoeiras neighborhood, Florianópolis, SC. Furthermore, it addresses the importance of adopting inclusive educational resources as a strategy to democratize access to knowledge for all students. It is based on the premise that education should be accessible to everyone, as established by the Statute of Persons with Disabilities (Law No. 13,146/2015). This is a qualitative study that combines a literature review with an experiential report. The results indicate that the collaborative construction of these resources contributed not only to the assimilation of demographic concepts but also to raising awareness about the importance of accessibility in the classroom. The study revealed material and methodological challenges, highlighting the need for the systematic development and integration of inclusive educational resources in the school environment.

Key Words: Inclusive Educational Resources; Tactile Population Pyramids; Geographic Education; Inclusive Education

Biografía del autor/a

José Iago Almeida Carneiro, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Licenciada en Geografía por la Universidad Estatal de Santa Catarina (UDESC). Estudiante de maestría en el Programa de Posgrado en Geografía de la Universidad Federal de Santa Catarina (PPGG/UFSC).

Guilherme Matias de Oliveira Lima, Universidad Federal de Santa Catarina (UFSC)

Estudiante de Geografía por la Universidad Federal de Santa Catarina (UFSC). Becaria de extensión en el Laboratorio de Cartografía Táctil y Escolar (LabTATE/UFSC).

Rosemy da Silva Nascimento, Universidad Federal de Santa Catarina (UFSC)

Profesora Titular del Departamento de Geociencias (CFH/UFSC), trabajando en los Cursos de Grado en Geografía, Curso de Grado en Estudios Interculturales Indígenas de la Mata Atlántica Sur - Guaraní, Kaingang y Laklãnõ-Xokleng, Cursos de Maestría y Doctorado en la Línea de Investigación Geografía en Procesos Educativos del Programa de Posgrado en Geografía de la UFSC. Trabaja en educación, investigación, extensión, publicación, orientación, evaluación y formación continua de docentes en los temas de Educación Geográfica y Cartografía Escolar/Táctil. Es coordinadora del Laboratorio de Cartografía Táctil y Escolar (LabTATE) y miembro de los Grupos de Investigación: Geografía y Cartografía Escolar; Enseñanza de la Geografía, Formación del Profesorado y Diferentes Lenguas y el Centro de Estudios e Investigación en Enseñanza de la Geografía (NEPEGeo).

Publicado

2025-12-17